• Outeiro de S. Pedro

    Outeiro de S. Pedro
    Acesso ao Miradouro

  • Torre de Menagem

    Torre de Menagem
    Castelo / Fortaleza

  • Miradouro da Penha

    Miradouro da Penha
    Tramagal

  • Cais de acostagem

    Cais de acostagem
    Rio de Moinhos

  • Miradouro

    Miradouro
    Fontes

  • Miradouro da Matagosa

    Miradouro da Matagosa
    Carvalhal

  • Miradouro

    Miradouro
    Aldeia do Mato

miradouros

Outeiro de S. Pedro

Situado nas imediações do Castelo, daqui é possível desfrutar da magnífica paisagem sobre o Tejo e a margem sul. Pequeno morro transformado em reduto militar em 1809, terá sido o local do primeiro assento da Igreja de S. Pedro, cuja existência é atestada através de um documento de 16 de Julho de 1301.

 
Segundo a lenda terá sido aqui que D. Nuno Álvares Pereira acampou com as suas tropas antes de partir para a Batalha de Aljubarrota, com D. João I. Para homenagear os feitos do Contestável, a Câmara Municipal de Abrantes mandou ali erguer um monumento, em 1968, da autoria do Arquiteto Duarte Castel-Branco e do escultor Lagoa Henriques.
 

GPS: 39.463731N / 8.195157W


Torre de Menagem

Localizada estrategicamente no interior do Castelo e mandada construir por D. Dinis em 1300, constitui um excelente miradouro detentor da mais bela panorâmica desta região, sendo possível, num ângulo de 360º, contemplar paisagens sobre o Tejo, lezíria ribatejana, charneca alentejana e serranias da Beira.

 
Deste ponto mais alto do monte onde se implantou Abrantes, em dias de céu limpo, o horizonte abarcado chega a ser de 80 km, a toda a volta.

 


Miradouro da Penha - Tramagal

Espaço de contemplação da autoria do Arq. Keill do Amaral, erguido em homenagem ao Comendador Eduardo Duarte Ferreira fundador da Metalúrgica Duarte Ferreira. Permite observar a bela paisagem sobre o Rio Tejo, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo e a cidade de Abrantes.

 
Hoje é um espaço melhorado pela requalificação do percurso existente entre o Miradouro da Penha e o Cais das Barcas no Tramagal.

 

GPS: 39.454963N/ 8.239515W


Cais de Rio de Moinhos

Espaço, recentemente recuperado para a contemplação do Rio Tejo. Tem mais de um século de história, e está ligado ao comércio fluvial.

 
No local existe uma placa com a inscrição 28-11-1903, supostamente será a data de reconstituição do cais.

 

GPS: 39.473604N / 8.246999W


Miradouro das Fontes

Localizado junto à Igreja, é um local de excelência, a partir do qual é possível descansar e apreciar a beleza da Albufeira de Castelo do Bode, com toda a extensão da sua paisagem, onde o verde e o azul criam uma cumplicidade de tal forma magnífica, que nos encontramos perante um verdadeiro paraíso, mesmo no centro de Portugal.

 

GPS:39.606052N/8.229017W


Miradouro Cristo Rei - Matagosa

Antes de chegar à aldeia de Carvalhal poderá visitar o Miradouro da Matagosa. Neste miradouro, para além do monumento a Cristo Rei, aqui também se homenageia a Mulher Portuguesa, os Navegadores e os Aviadores.

 

GPS:39.62321N/8.177733W


Miradouro de Aldeia do Mato

De onde se pode vislumbrar a Albufeira de Castelo do Bode e a Praia Fluvial.

 

GPS: 39.545809N /8.275291W


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.