• Vista panorâmica

Telefone: 241 871 333 / 96 985 33 99| Fax: 241 871 906
E-mail: freg.mouriscas@mail.telepac.pt

Mouriscas

De acordo com a lenda, o nome Mouriscas vem da palavra Mouro. Aos mouros convertidos ao cristianismo era dado o nome “Mouriscos”. Conta-se que a denominação da localidade resulta do conjunto de núcleos populacionais que se foram constituindo neste lugar. Atualmente a freguesia tem 1832 habitantes (segundo os censos de 2011), e ocupa uma área de 34,97 km2. Não deixe de visitar nesta freguesia a Capela da Senhora dos Matos (padroeira), que data do século XVII e terá sido mandada edificar por um dos filhos do fidalgo escocês Francisco Naper. O seu interior é revestido de azulejos "padrão" azuis e amarelos do século XVII. Ao centro, está a imagem de Nossa Senhora dos Matos rodeada por quatro anjos falantes que apelam: "Dona Intercede Pro Anglia e Dona Intercede Pro Anglia Convertatvr" que significa: "Senhora, intercede por Inglaterra, converte-a".

O Nicho de Nossa Senhora dos Aflitos é outro dos pontos de interesse da região. Conta-se que foi mandado construir no século XIX pelo Almocreve António Ferreira Sant’Anna, como pagamento de um promessa efetuada ao Santo, no momento em que estava a ser assaltado. O Almocreve terá evocado este Santo solicitando-lhe proteção, no momento em que estava a ser assaltado.

Já no Museu Arqueológico e Etnográfico encontrará um interessante espólio de material etnográfico e arqueológico que o ajudará a compreender a história da Aldeia e as origens mais remotas desta freguesia marcadamente rural (encerrado de momento).

Destaque, ainda, para os vestígios arqueológicos encontrados no Casal da Fonte do Sapo e Aldeias. Datados dos séculos I e IV d. c., fazem parte de uma vila romana, vindo desta forma, confirmar as suspeitas que existiam sobre a ocupação romana de Mouriscas.

Aproveite a visita para apreciar o Artesanato típico desta região, onde se sobressaem os capachos, os tapetes e as carpetes com fio de Cairo (na fábrica Sifameca). A título de curiosidade, em Mouriscas há uma Oliveira-milenar (provavelmente do tempo de Cristo), classificada de património de interesse público.

Um pouco por todo o ano vão decorrendo festas religiosas e populares na freguesia. É o caso da Romaria de São Sebastião (no domingo mais próximo de 20 de Janeiro), da Festa do Espírito Santo (maio) da Festa de Nossa Senhora dos Matos (a 15 de Agosto), da Festa dos Esparteiros (Junho ou Julho), da Festa da Casa do Povo (nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto), das Festas de Verão (nos dois últimos fins-de-semana de Agosto), do Festival de Folclore (em finais de Agosto).