Martinchel
Martim ou Martinho. Terá sido esta a origem do nome Martinchel, muito provavelmente por influência de um colono da zona. Outro aspeto curioso é o facto de São Martinho ter sido o primeiro orago da paróquia, segundo indica um documento de 1320. A paisagem da freguesia, que tem uma área de 17,1 km2 com 604 habitantes, é profundamente marcada pelo Rio Zêzere e pela Albufeira de Castelo de Bode.
| Atualmente podem ser oferecidos em qualquer altura do ano e adquirem valor especial porque transmitem o carinho de quem os fez. Não deixe de visitar, a Igreja de São Miguel, edifÃcio de 1964, que tem algumas telas de interesse, do século XVIII, representando «A Adoração dos Magos».
Neste lugar já existiram duas construções, a igreja primitiva, demolida no século XVIII para a edificação de uma igreja mais moderna que posteriormente foi substituÃda pela atual. A nÃvel arqueológico, o destaque vai para a Anta de Martinchel, as Conheiras e a Mamoa de Castelo de Bode. Em Martinchel os festejos em honra de S. Miguel, padroeiro da terra, decorrem no primeiro fim-de-semana de setembro. |