• Jardim do Castelo

Ciência, turismo e lazer

jardins e parques

Jardim do Castelo

A criação deste jardim data do final do século XIX. É um espaço agradável procurado pelos abrantinos e turistas para agradáveis passeios em família.

É seguramente um dos locais mais fotografados da cidade, pois a harmonia dos espaços verdes e do colorido das flores, com a paisagem circundante, formam um quadro digno de bilhete-postal.

GPS: 39.464443N / 8.195286W

Jardim da República

Foi ponto de encontro para as mais diversas manifestações populares. Também designada de Praça da República. Adquiriu a sua atual designação em 1910. Desde 1940 que alberga o Monumento aos Mortos da Grande Guerra (1914-1918), obra da autoria de Ruy Roque Gameiro, a primeira a ser esculpida em cimento e ferro no nosso País. A escultura simboliza todos os soldados conhecidos e desconhecidos que perderam a vida na Batalha de “La Lys” a 9 de Abril de 1918.

Em 1942, altura em que se iniciou a campanha “Abrantes, Cidade Florida”, passou a ser mais um dos espaços verdes da cidade, um projeto do Arq. João António de Aguiar, sendo-lhe atribuída a designação popular de Jardim da República.

GPS: 39.461213N / 8.197861W

Aquapolis - Parque Urbano e Ribeirinho de Abrantes

Espaço que resultou da reabilitação das duas margens do rio Tejo, entre as duas pontes que atravessam o rio. É constituído por zonas pedonais, espaços de lazer, parque de merendas, polidesportivo, parque infantil, parque equipado com aparelhos para exercício físico. Em ambas as margens existem pesqueiros. Tem restaurante, bares e esplanadas. Conta ainda com uma estação de serviço para autocaravanas na margem norte.

Na margem sul dispõe de uma praça coberta. Como marca do tempo encontramos os Mourões, restos dos pilares de uma antiga ponte de barcas, construída no período das invasões francesas. Na margem norte, em “diálogo” com o que resta dessa antiga ponte de barcas, destaca-se pela sua dimensão e ousadia a obra “Cidade Imaginária” do escultor Charters de Almeida.

GPS: 39.452217N / 8.193805W

Parque Urbano de Abrantes

Localizado na Mata de S. Lourenço, disponibiliza uma oferta de produtos que proporcionam bons momentos de convívio e lazer em família. Ali em redor de um lago artificial o visitante tem ao seu dispor percursos pedonais, circuito de manutenção, parede de escalada, parque infantil, bicicletas e mini karts, uma cafetaria/bar e restaurante.

É também um ótimo local para levar o almoço ou o lanche e fazer um piquenique no parque de merendas ou simplesmente nos amplos relvados.

GPS: 39.475363N/8.216636W

Parque do Alto de Santo António

O Parque do Alto de Santo António sofreu uma profunda remodelação urbanística, que permitiu criar neste espaço um núcleo de Escultura em Ferro ao Ar Livre. Nele podemos conhecer e observar os trabalhos resultantes do I e II Simpósio de Escultura em Ferro realizados em Abrantes.

Ali perto observe a Torre Hertziana, a funcionar desde 23 de Dezembro de 1969, como ponto de distribuição radiofónica e televisiva e que na época natalícia exibe uma das “árvores” de Natal mais altas do Pais.

GPS: 39.46301N / 8.203424W

ParqueTEJO – Turismo, Ciência e Lazer

O parque oferece condições de estada sob a forma de campismo ou caravanismo, numa área total de 2.958 m2, dos quais 1.871 m2 destinam-se a caravanas (14 lugares).
Para os utilizadores encontram-se disponíveis os seguintes serviços: receção, balneários, zona de lavagem de roupa e de loiça, esplanada, biblioteca e aluguer de bicicletas.

Aberto todo o ano, de segunda-feira a domingo, das 09:00 às 20:00.

Avenida Marginal do Tejo
Rossio ao Sul do Tejo
2205-003 Abrantes

T 241 105 324

GPS: 39°26'54.5"N 8°11'38.6"W (39.448465 -8.194052)

Preçário

01 de abril a 30 de setembro
Acampado maior que 12 anos > €1,75
Tenda até 4m2 > €1,75
Tenda maior que 4m2 ou atrelado-tenda > €2,75
Caravana > €3,25
Autocaravana ou carro-cama > €3,75
Viatura moto 4 ou barco* > €2,25
Motorizado de 2 ou mais rodas > €1,25
Animais de companhia > €1,25

01 de outubro a 31 de março

Acampado maior que 12 anos > €1,50
Tenda até 4m2 > €1,50
Tenda maior que 4m2 ou atrelado-tenda > €2,50
Caravana > €3,00
Autocaravana ou carro-cama > €3,50
Viatura moto 4 ou barco* > €2,00
Motorizado de 2 ou mais rodas > €1,00
Animais de companhia > €1,00

* de acordo com o disposto no ponto 2 do artigo 12.º do regulamento do ParqueTejo

Utilização máquina de lavar roupa > €2,00
Aluguer de bicicletas > €0,50 (30 minutos)

Parque de Merendas

Parque merendas do Rabaçal (Água das Casas)
Com vista sobre a Albufeira de Castelo do Bode, e equipado com mesas e grelhadores, é um espaço que proporciona bons momentos de lazer. Junto ao Parque, existe uma fonte do século XVIII e nascente que formam um pequeno lago.

GPS: 39 037.557’N/08 011.617’W

Parque de Merendas de Aldeia do Mato
Junto à Praia Fluvial de Aldeia do Mato é uma infraestrutura de lazer com vista paisagística para a Albufeira de Castelo do Bode.

Parque do Maxial (conhecido por Sobral)
Apenas é acessível por estrada florestal. De declive acentuado, com uma pequena ilha, é um local recatado e normalmente pouco frequentado.

GPS: 39.623242N/8.251885W