Do princípio ao fim - Teatro das Beiras

"Do princípio ao fim”, a partir de textos de Eduardo De Filippo
Não pode deixar de se destacar a importante contribuição da obra de Eduardo De Filippo (1900-1984) na edificação da dramaturgia europeia do século XX. Nascido com o século, foi um artista atento e sensível que inteligentemente testemunhou todas as contradições de carácter social e artístico ocorridas no seu tempo.
Em Portugal a sua obra tem sido recorrentemente representada. De Filippo não é um desconhecido na história recente do nosso teatro. Em 1951 presume-se que pela primeira vez foi representado um texto teatral de De Filippo pela companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde já em plena democracia, Luís Miguel Cintra e depois Mário Viegas levaram ao palco obras deste notável comediógrafo; autor, encenador e ator. Também o Teatro das Beiras produziu em 1996 e 2004 espetáculos com textos de sua autoria. Mais recentemente destaca-se a contribuição de Jorge Silva Melo na divulgação editorial de parte da extensa obra de Eduardo De Filippo.
É a partir da revisitação à dramaturgia deste autor que construímos o espetáculo “Do princípio ao fim”. Estruturado num guião que aborda formas teatrais comuns ao teatro musical e dramático que no século XX teve grande expressão nos teatros de bairro e cafés-teatro em cidades como Roma, Berlim ou Paris. Também em Portugal, no pós-guerra e vigiado atentamente pela censura oficial, se produzia um teatro musical, “popular” e herdeiro da tradição local, que num intuito de renovação importava do centro da Europa os modelos e estilos em voga.
“Do princípio ao fim” comporta uma identidade sustentada na história das artes de palco e propõe ao mesmo tempo uma leitura contemporânea e atualizada de uma dramaturgia que se inspira num teatro eminentemente social, de humor desconcertante às vezes trágico e grotesco, insinuando uma mistura de desencanto e simultaneamente de esperança e expectativa na humanidade, capaz de impulsionar o homem a resistir às adversidades e continuar lutando pelos valores de dignidade que são devidos a todos os seres humanos.
Tradução; Luís Nogueira | Encenação; Gil Salgueiro Nave|Cenário e figurinos; Luís Mouro |Música; Hélder F. Gonçalves | Desenho de Luzes; Fernando Sena |Elenco: Fernando Landeira, Margarida Calaveiras, Roberto Jácome, Sílvia Morais, Tiago Moreira.

Público: Geral
Entrada: 5€
Bilhetes à venda no Welcome Center, Largo 1º de Maio e no local do espetáculo, uma hora antes do seu início. T 241 330 100 (Tecla 6, seguido da tecla 4); Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Data
2018-11-09 21:30
Local
Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes - R. Gen. Humberto Delgado 4
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.