• Casa Anadia

    Casa Anadia
    Produtor de Azeite

  • SAOV

    Sociedade Agrícola Ouro Vegetal
    Produtor de Azeite

  • Vitor Guedes

    Vitor Guedes
    Produtor de Azeite

  • Ourogal

    Ourogal
    Produtor de Azeite

  • Val Escudeiro

    Val Escudeiro
    Produtor de Azeite

  • Zé Bairrão

    Zé Bairrão
    Produtor de Azeite

  • Casal da Coelheira

    Casal da Coelheira
    Produtor de vinho

  • Quinta da Parrada

    Quinta da Parrada
    Produtor de vinho

  • Quinta do Pouchão

    Quinta do Pouchão
    Produtor de vinho

Azeites e vinhos


Abrantes sendo um concelho tipicamente rural, conserva a tradição de olivicultura, a qual se traduz na apanha da azeitona e fabrico tradicional do azeite. Consulte abaixo os nossos produtores de azeite, bem como os de vinho, esse Néctar dos Deuses, símbolo da religião e do misticismo.

Azeites

O ribatejo é uma região com grande importância no cultivo da oliveira e produção de azeite nacional. Diz-se que foi aqui que apareceram as primeiras oliveiras trazidas pelos Fenícios (cerca de 2000 a.C.) e que até foi "daqui que começou a haver a cultura do olival em toda a península ibérica e onde se divulgaram as primeiras oliveiras".

 

O azeite tem uma longa tradição e estreita ligação com o concelho de Abrantes. Esta tradição tem vindo a ser conservada ao longo dos tempos. Pode ainda assistir-se à apanha da azeitona por ranchos de homens e mulheres que varejam o olival e apanham os seus bagos em panos tradicionais, moendo e transformando a azeitona nos diversos lagares que ainda funcionam no concelho. Mas também já é comum ver-se a apanha mecanizada, resultado da implementação de tecnologia avançada por alguns produtores. Foi a partir da implementação da Fábrica "União Industrial, Lda.", em 1860, que Abrantes se desenvolveu enquanto região produtora de azeite por excelência.

 
Em Abrantes a azeitona é predominantemente "galega", que depois de colhida dá origem a um azeite de sabor de fruta doce. As características dos nossos solos em conjunto com um investimento na modernização da produção, aliado às características de um clima mediterrâneo, resultam numa produção de excelência de um azeite espesso, frutado, com características sensoriais de maçã, numa cor habitualmente amarela ouro ou por vezes esverdeada.

 

O azeite é um ingrediente tradicional. Continua a ser usado na doçaria, por exemplo nas broas de mel fervidas (doce tradicional e conventual de Abrantes). Já na gastronomia, continuamos a ter uma forte presença do azeite na base ou tempero de muitos dos nossos pratos regionais, como as migas carvoeiras ou o achigã cujo tempero de azeite lhe dá um sabor único.


Produtores de azeite

AZEITE CHALEIRA

 

Fundado em 1972 por António Rodrigues Chaleira, o Azeite Chaleira é obtido através de azeitonas mariotáriamente provenientes olivais centenários oriundos da região centro de Portugal que detêm excelentes condições que nos permite desenvolver um azeite virgem extra de categoria superior obtido diretamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos, é assim que nasce o nosso requintado azeite.

 

Contactos

Largo da Abrançalha
Rua da Branca
2200-009 Abrantes

T+351 934 798 141
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 

CASA ANADIA

O azeite da Casa Anadia é obtido dos olivais do antigo Morgado e Fazendas Unidas (1819), onde se integra o Castelo de Alferrarede. Produzidos na Quinta do Bom Sucesso, propriedade de Miguel Pais do Amaral, os azeites Casa Anadia provêm de lotes seleccionados que integram azeitonas das variedades Galega, Arbequina, Cobrançosa, Picual, e koroneiki. Estes revelam uma grande qualidade, evidenciando um sabor frutado e suave. A pureza que mostram é obtida pela extracção feita a frio e, unicamente, por processos mecânicos, segundo as normas de protecção e produção integrada, com a particularidade do processo de transformação da azeitona ocorrer nas horas imediatas à colheita.

 

Contactos

Quinta do Bom Sucesso - Alferrarede
2200-484 Abrantes
T+351 241 366 512 /+351 934 798 141
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
 
 OUROGAL, S.A.

 

Nascida de uma família tradicional ribatejana, a Sociedade Agrícola Casal das Sarnadas encontrou na produção do azeite Ourogal uma forma única de recriar a tradição, fazendo chegar aos consumidores de hoje os sabores d'outrora, oferecendo sempre, em embalagens funcionais ou sofisticadas, a mesma garantia de qualidade e satisfação. Situado em S. Miguel do Rio Torto, perto da cidade de Abrantes, o Casal das Sarnadas tem uma centena de hectares de olival, em sequeiro tradicional, em regime intensivo e super intensivo, onde se cultivam as variedades Galega (típica da região), Cordovial, Cobrançosa, Arbequina e Frantoio.
Entre outras produções, florestais e agrícolas, a produção de azeite ocupa claramente lugar de destaque, tendo determinado o investimento na mais moderna tecnologia de extracção de azeite, que assim permite garantir ao consumidor de Ourogal, não só o prazer da sua degustação, mas também a segurança alimentar do produto.

 

Contactos

Casal das Sarnadas - S.Miguel do Rio Torto
2205-570 Abrantes
T +351 91 943 38 94
F +351 241 861 103
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.ourogal.com
 
SAOV - SOCIEDADE AGRÍCOLA OURO VEGETAL

A SAOV – Sociedade Agrícola Ouro Vegetal foi criada em 2004. No início, a empresa explorava dois lagares de azeite e recorria à compra de azeitona a produtores em várias zonas do país. No ano de 2005, negociou a exploração da Quinta do Pouchão, localizada em Alferrarede, concelho de Abrantes, e passou a dispor de 250 ha de olival e 40 ha de vinha. Em 2009, abriu uma nova unidade de extracção, armazenamento e embalamento de azeite na Zona Industrial Norte de Abrantes. Dotada da mais avançada tecnologia, direccionada para a extracção de azeites de alta qualidade, a baixas temperaturas, permite cumprir e superar as actuais normas de higiene e segurança alimentar exigidas.  O seu azeite, com a marca Cabeço das Nogueiras tem vindo a ser distinguido com vários prémios, em competições nacionais e internacionais, de salientar o 1º Prémio, em 2011, no prestigiado Concurso Internacional Mário Solinas.

 

Contactos

Parque Industrial de Abrantes Norte
Lotes 24, 25 e 26 - Alferrarede
2200-293 Abrantes
T/F +351 241 361 466
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.saov.pt
 
 
 
 VAL ESCUDEIRO

 

É uma empresa familiar, fundada em 2006, situada na freguesia de Bemposta, em Abrantes. A marca Val Escudeiro advém da localização do próprio lagar histórico, que foi o ponto de partida para desenvolver este projecto. Com o objectivo primordial de garantir aos consumidores um azeite de excelente qualidade, apostando na produção de um virgem extra, que conjuga a azeitona galega com outras variedades, o azeite Val Escudeiro pretende afirmar-se como marca de referência no mercado.

 

Contactos

Rua Principal nº 420 Chaminé - Bemposta
2205-209 Abrantes
T/F +351 241 732 236
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.valescudeiro.pt 
 
ZÉ BAIRRÃO

Os azeites virgens "Zé Bairrão" são uma marca registada com 10 anos. O nome da empresa é uma homenagem ao pai do proprietário, José Dias Bairrão que dedicou a sua vida a fazer azeite num lagar tradicional. Este lagar, com mais de um século de existência, encontra-se situado na freguesia de Vale das Mós, em Abrantes, e acompanha a família há quatro gerações. Os azeites “Zé Bairrão” são produzidos atravésde métodos tradicionais a frio e com uma aposta exclusiva na azeitona galega, sendo esta a sua estratégia para apresentar ao mercado um produto de excelência. Doces e frutados com aromas a amêndoa e maçã, os azeites virgens “Zé Bairrão” mostram-se ideais para acompanhar pratos de peixe grelhado e saladas.

 

Contactos

Rua das Fortunatas, nº 25
Vale das Mós
2205-810 Abrantes
T/F +351 241 732 257
TM +351 93 583 28 95
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.azeiteszebairrao.com
 
 

VÍTOR GUEDES

Marca registada desde 1919, e produzido em Abrantes desde 1938 o azeite Gallo representa um dos mias importantes azeites nacionais. A terceira marca no ranking mundial, resulta de um trabalho de constante inovação e apresenta uma gama diversificada de produtos de que são exemplos os azeites Gallo Frutado, Gallo Grande Escolha, Gallo Colheita Tardia, Gallo Colheita ao Luar, entre outros.

 

Contactos

Rossio ao Sul do Tejo
2206-909 Abrantes
T +351 241 330 000
F +351 241 330 025
W http://www.gallooliveoil.com


Vinhos

Situada no centro de Portugal, esta região faz fronteira com Lisboa, Alentejo e Beiras. A Serra de Aire e Candeeiros constitui o principal traço orográfico que delimita o Médio Tejo e a Lezíria. Em termos hidrográficos, é o Tejo que marca a paisagem e influencia o clima sub-mediterrânico temperado.


Estas características associadas aos vários tipos de solos da região e à tipicidade das castas conferem aos Vinhos do Tejo uma identidade muito própria.

 
BRANCOS
Produzidos essencialmente a partir das castas Fernão Pires e Trincadeira das Pratas, os vinhos Brancos do Tejo caracterizam-se por ter cor citrina, aroma fino e frutado onde sobressaem as frutas tropicais e o pêssego, por vezes combinados com aromas florais, demonstrando grande fineza na boca.

 

TINTOS
Produzidos maioritariamente a partir das castas Castelão e Trincadeira, os vinhos Tintos do Tejo apresentam, enquanto jovens, cor granada evoluindo para rubi, com taninos equilibrados, corpo suave e agradável, com grande complexidade de aromas, onde sobressaem os frutos vermelhos.

 


Produtores de vinho

CASAL DA COELHEIRA

 

O Casal da Coelheira faz parte de um projecto familiar, com forte tradição vitivinícola, que cresceu na margem Sul do rio Tejo, junto à vila de Tramagal (Abrantes). Construída a meio do século XX, a adega do Casal da Coelheira sofreu várias alterações ao longo da sua vida, observando-se no presente uma cumplicidade entre a arquitectura tradicional e a mais moderna tecnologia enológica. Na Quinta, 64 hectares de vinha têm sido reconvertidos gradualmente, introduzindo-se desde 1989 novas castas de potencial e qualidade inquestionável, possibilitando vinhos mais elegantes e de maior carácter.
Esta simples vontade de melhorar traduz a vontade que move o projecto do Casal da Coelheira, onde a procura de vinhos de qualidade tem elevado os padrões de produção, conduzindo ao reconhecimento nos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais.


Contactos

Centro Agricola de Tramagal, SAG, Lda
Estrada Nacional 118, Nº1331
Tramagal
2205-645  Abrantes
T +351 241 897 219
F +351 241 897 802
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.casaldacoelheira.pt
 
QUINTA DA PARRADA

A Quinta da Parrada data de 1918 e está localizada em São Macário, a Sul da cidade de Abrantes. A sua adega é um projecto que nasce em 2005, para aproveitar os melhores “terroir” existentes na quinta e também na Herdade da Abegoaria de Cima. Para produzir vinhos de alta qualidade este produtor conjuga as melhores práticas tradicionais com a mais moderna tecnologia. O vinho é feito em 11 hectares de vinha dos cerca de 600 ha totais da propriedade, onde predominam as castas Touriga Franca, Alicante Bouschet, Syrah / Shiraz e, a mais importante, a Touriga Nacional.

 

Contactos

EN 2, São Macário,
S. Miguel do Rio Torto
2205-537 Abrantes
T/F +351 241 365 269
TM +351 96 037 54 81
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.