Carta Gastronómica

Abrantes oferece uma rica variedade de cardápio resultante das influências ribeirinhas e das províncias com as quais faz fronteira, Beira Baixa e Alto Alentejo. Da ementa destacamos os pratos típicos confecionados de gerações em gerações e que tem por base os produtos da terra.

 

Para temperar este cardápio nada melhor que o azeite produzido no nosso concelho. As marcas existentes representam a tradição e autenticidade, que a produção tem há décadas, aliadas à inovação tecnológica. Os vários prémios que algumas marcas detêm, comprovam a excecionalidade da sua qualidade.

 
A acompanhar as iguarias gastronómicas, recomenda-se o bom vinho regional, produzido na região. Ainda a destacar outros produtos regionais como mel, licores, queijos e os enchidos feitos de modo tradicional em charcutarias familiares quase centenárias.

 

Outro dos sectores gastronómicos em que Abrantes se destaca é na doçaria de origem conventual. Salientam-se a Palha de Abrantes, as Tigeladas, as Broas de Mel ou dos Santos, a Lampreia de ovos, as Limas, as Castanhas doces e os Mulatos.

 
CARDÁPIO

 

Sopa de couve com feijão; Cabrito guisado ou assado no forno; Entrecosto com migas carvoeiras ou com migas de couve com feijão vermelho e broa de milho; Arroz de lampreia; Açorda de sável; Achigã grelhado; Fritada de Peixe do rio; Ensopado de Enguias ou enguias fritas; Bacalhau assado com migas; Javali estufado; Coelho bravo; Lebre; Pombo bravo estufado; Perdiz ou o Faisão estufado; Açorda de Ovas; Enguias fritas; Bucho (petisco)


vinhos azeite

produtos regionais

doçaria

onde comer

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.