Miradouro do Outeiro de São Pedro
Situado nas imediações do Castelo, daqui é possível desfrutar da magnífica paisagem sobre o Tejo e a margem sul. Pequeno morro transformado em reduto militar em 1809, terá sido o local do primeiro assento da Igreja de S. Pedro, cuja existência é atestada através de um documento de 16 de Julho de 1301. | Segundo a lenda terá sido aqui que D. Nuno Álvares Pereira acampou com as suas tropas antes de partir para a Batalha de Aljubarrota, com D. João I. Para homenagear os feitos do Contestável, a Câmara Municipal de Abrantes mandou ali erguer um monumento, em 1968, da autoria do Arquiteto Duarte Castel-Branco e do escultor Lagoa Henriques. GPS: 39.463731N / 8.195157W |
Miradouro da Torre de Menagem
Localizada estrategicamente no interior do Castelo e mandada construir por D. Dinis em 1300, constitui um excelente miradouro detentor da mais bela panorâmica desta região, sendo possível, num ângulo de 360º, contemplar paisagens sobre o Tejo, lezíria ribatejana, charneca alentejana e serranias da Beira. | Deste ponto mais alto do monte onde se implantou Abrantes, em dias de céu limpo, o horizonte abarcado chega a ser de 80 km, a toda a volta.
|
Miradouro da Penha - Tramagal
Espaço de contemplação da autoria do Arq. Keill do Amaral, erguido em homenagem ao Comendador Eduardo Duarte Ferreira fundador da Metalúrgica Duarte Ferreira. Permite observar a bela paisagem sobre o Rio Tejo, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo e a cidade de Abrantes. | Hoje é um espaço melhorado pela requalificação do percurso existente entre o Miradouro da Penha e o Cais das Barcas no Tramagal.
GPS: 39.454963N/ 8.239515W |
Miradouro do Cais de Rio de Moinhos
Espaço, recentemente recuperado para a contemplação do Rio Tejo. Tem mais de um século de história, e está ligado ao comércio fluvial. | No local existe uma placa com a inscrição 28-11-1903, supostamente será a data de reconstituição do cais.
GPS: 39.473604N / 8.246999W |
Miradouro de Fontes
Localizado junto à Igreja, é um local de excelência, a partir do qual é possível descansar e apreciar a beleza da Albufeira de Castelo do Bode, com toda a extensão da sua paisagem, onde o verde e o azul criam uma cumplicidade de tal forma magnífica, que nos encontramos perante um verdadeiro paraíso, mesmo no centro de Portugal.
GPS:39.606052N/8.229017W |