São Facundo e Vale das Mós
ConstituÃda em 2013, no âmbito da reforma administrativa introduzida em Portugal, a União das Freguesias de São Facundo e Vale das Mós abrange uma área de 103,31 km2 e tem 1525 habitantes. São Facundo tinha, no século XVI, o nome de Zonalheira. Nessa data foi descoberto um santo, que foi colocado na Igreja Matriz, a quem foi dado o nome de São Fagundo. A Zonalheira passou, então, nessa altura, a adotar o nome de São Fagundo e, mais tarde, São Facundo. Já Vale de Mós deve o seu nome, segundo a lenda, ao facto de a aldeia ter tido, no passado, muitas mós. Hoje em dia ainda podemos encontrar vestÃgios de moinhos, alguns em bom estado de conservação, apesar de não estarem em funcionamento.
Em Vale das Mós não pode deixar de provar alguns daqueles que são os pratos tÃpicos da região: o cozido à portuguesa, as couves com feijão, as migas à carvoeira e o arroz de bacalhau. Visite a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a piscina da Junta de Freguesia, os moinhos de água e noras e lagares de azeite. Aconselha-se, também, uma passagem pelas fontes em honra de São João, Santo António e São José. Na época dos Santos (Junho) estas fontes são belamente decoradas com flores. | Vale a pena visitar, em São Facundo, a atual Igreja Paroquial, que substituiu a anterior no ano de 1907, destacando-se os seus azulejos. Agostinho A. Bernardino descreve a antiga Igreja do seguinte modo: "Embora de arquitetura simples, sobressaÃam os azulejos e alguns altares, assim como, próximo dela dois cruzeiros a demarcarem os itinerários das procissões". Ao sair da Igreja, vá até ao Jardim e, depois, dê um passeio pela aldeia, onde pode observar as suas ruas ladeadas por casas térreas.
Não deixe, também, de visitar as igrejas de Vale de Zebrinho, Barrada e Esteveira e por último, a caminho da Barrada poderá, ainda, encontrar o Moinho de Vento na Herdade da Favaqueira. Bons motivos não faltam para visitar a União de Freguesias. |