• miradouro das Fontes

    Fontes
    Miradouro

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

    Fontes
    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

    Fontes
    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

  • Parque de merendas do Maxial

    Fontes
    Parque de merendas do Maxial

  • Vista do Miradouro para a albufeira

    Fontes
    Vista do Miradouro para a albufeira

 

freguesia de fontes

CONTACTOS
Rua das Escolas - 2230-836 Fontes
Telefone: 241 841 249
E-mail: freguesiafontes@sapo.pt

Fontes


A paisagem da freguesia continua a ser, como no passado, marcada pela presença de vinhas baixas e de olivais junto às habitações. Consegue ter essa perspetiva a partir do miradouro de Fontes, que se situa no adro da igreja matriz. Aí pode avistar núcleos como a Portela, a Bairrada, Cabeça Ruiva e Maxial e contemplar a vista e as particularidades desta freguesia. Tem, ainda, uma panorâmica geral da Albufeira do Castelo do Bode e consegue ver parte da Serra de Tomar e, ainda, o concelho vizinho de Vila de Rei. Falar desta freguesia sem falar de água não estaria correto. As fontes, que dão nome à freguesia, são cada vez menos procuradas, mas esta componente natural continua a ser a mais relevante da freguesia.

 

Antigamente era nas fontes que a população se reunia, agora os espaços privilegiados de lazer e socialização são as margens da albufeira, Nesse âmbito, houve necessidade de construir alguns parques públicos. Um deles pode ser encontrado no lugar de Sentieiras (dispõe de mesas e grelhadores) e outros dois na Cabeça Ruiva (um no fim da Rua do Casal da Rainha, outro no fim da rua do Rio Zêzere. Aí pode tirar partido do lago artificial e da paisagem envolvente. Visite, também, o Parque do Maxial (conhecido por Sobral), só acessível pela estrada florestal, de declive acentuado, um local mais recatado e normalmente pouco frequentado e que tem uma pequena ilha. Junto à Aldeia de Água das Casas podemos encontrar a zona de lazer do Rabaçal, com um Parque de Merendas equipado com mesas e grelhadores, lagos e uma pequena piscina.

 
Se está na freguesia não pode deixar de visitar alguns monumentos religiosos. É o caso da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (1962) e da Capela de Santa Águeda (localizada no Maxial). A capela data dos finais do séc. XIV e já sofreu várias intervenções. Todos os anos, no dia 5 de fevereiro, dia da sua morte, realiza-se a Festa a Santa Águeda. A tradição é cumprida sempre com uma missa, uma procissão e promessas.

 

Visite, também, o Nicho dedicado à Senhora da Assunção, situado numas das entradas/saídas da localidade. Um aspeto curioso é o facto de este nicho marcar a fronteira entre o espaço habitado e o desabitado, assumindo a função de sacralização desta área, isto é, vela o território que está povoado e esconjura o que não está. Esta prática era habitual por se crer que estava habitado por entidades maléficas que deviam ficar afastadas da aldeia.

 

Outro dos locais que merece uma visita é a Capela de Água das Casas, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Apesar de ser de iniciativa privada está aberta ao culto. Foi inaugurada em 1985.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.