Jardim do Castelo
A criação deste jardim data do final do século XIX. É um espaço agradável procurado pelos abrantinos e turistas para agradáveis passeios em família. | É seguramente um dos locais mais fotografados da cidade, pois a harmonia dos espaços verdes e do colorido das flores, com a paisagem circundante, formam um quadro digno de bilhete-postal.
|
Jardim da República
Foi ponto de encontro para as mais diversas manifestações populares. Também designada de Praça da República. Adquiriu a sua atual designação em 1910. Desde 1940 que alberga o Monumento aos Mortos da Grande Guerra (1914-1918), obra da autoria de Ruy Roque Gameiro, a primeira a ser esculpida em cimento e ferro no nosso País. A escultura simboliza todos os soldados conhecidos e desconhecidos que perderam a vida na Batalha de “La Lys” a 9 de Abril de 1918. | Em 1942, altura em que se iniciou a campanha “Abrantes, Cidade Florida”, passou a ser mais um dos espaços verdes da cidade, um projeto do Arq. João António de Aguiar, sendo-lhe atribuída a designação popular de Jardim da República.
|
Aquapolis - Parque Urbano e Ribeirinho de Abrantes
Espaço que resultou da reabilitação das duas margens do rio Tejo, entre as duas pontes que atravessam o rio. É constituído por zonas pedonais, espaços de lazer, parque de merendas, polidesportivo, parque infantil, parque equipado com aparelhos para exercício físico. Em ambas as margens existem pesqueiros. Tem restaurante, bares e esplanadas. Conta ainda com uma estação de serviço para autocaravanas na margem norte. | Na margem sul dispõe de uma praça coberta. Como marca do tempo encontramos os Mourões, restos dos pilares de uma antiga ponte de barcas, construída no período das invasões francesas. Na margem norte, em “diálogo” com o que resta dessa antiga ponte de barcas, destaca-se pela sua dimensão e ousadia a obra “Cidade Imaginária” do escultor Charters de Almeida.
|
São Lourenço - Parque Urbano de Abrantes
Localizado na Mata de S. Lourenço, disponibiliza uma oferta de produtos que proporcionam bons momentos de convívio e lazer em família. Ali em redor de um lago artificial o visitante tem ao seu dispor percursos pedonais, circuito de manutenção, parede de escalada, parque infantil, bicicletas e mini karts, uma cafetaria/bar e restaurante. | É também um ótimo local para levar o almoço ou o lanche e fazer um piquenique no parque de merendas ou simplesmente nos amplos relvados.
|
Parque do Alto de Santo António
O Parque do Alto de Santo António sofreu uma profunda remodelação urbanística, que permitiu criar neste espaço um núcleo de Escultura em Ferro ao Ar Livre. Nele podemos conhecer e observar os trabalhos resultantes do I e II Simpósio de Escultura em Ferro realizados em Abrantes. | Ali perto observe a Torre Hertziana, a funcionar desde 23 de Dezembro de 1969, como ponto de distribuição radiofónica e televisiva e que na época natalícia exibe uma das “árvores” de Natal mais altas do Pais.
|
ParqueTejo - Turismo, Ciência e lazer
Na margem sul do Aquapolis, em Rossio ao sul do Tejo, encontramos o ParqueTejo – Turismo, Ciência e Lazer, uma infraestrutura que resulta da requalificação e valorização ambiental do rio Tejo que visa o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que contribuam para a promoção e divulgação do Tejo em vários domínios, nomeadamente da divulgação científica, da interpretação ambiental, da exploração pedagógica, da animação recreativa e da promoção turística. Este espaço dispõe de um Centro de Interpretação do Tejo (CIT) composto por equipamentos multimédia que permitem uma exploração interativa, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. De realçar o simulador interativo que permite recriar um voo virtual em zepelim ao longo do Rio Tejo, no seu percurso pelo concelho de Abrantes e por uma parede virtual que possibilita aceder a informação temática sobre diversos pontos de interesse do rio com conteúdos informativos focados na natureza, história e Cultura do Rio Tejo. O ParqueTejo recebe também Exposições temporárias de carater temático e periodicidade sazonal articuladas no âmbito do Plano de atividades anual. O Parque merece uma visita em família, mas com conteúdos que se revestem também de particular interesse para a comunidade escolar de vários ciclos de ensino. | Visitas orientadas e serviços educativos
Marcações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Período de funcionamento/Horário CIT – Centro de Interpretação do Tejo: De segunda-feira a domingo// das 10:00 às 18:00 mediante marcação prévia
Avenida Marginal do Tejo |
Regras gerais a cumprir durante a situação de pandemia: - Utilização obrigatória de máscara; Campismo e Caravanismo: - Utilização obrigatória de máscara; Centro de Interpretação do Tejo (CIT) - Horário de funcionamento reduzido para o período compreendido entre as 10h00 e as 18h00, todos os dias; |
Parque de Merendas
Parque merendas do Rabaçal (Água das Casas)
GPS: 39 037.557’N/08 011.617’W | Parque de Merendas de Aldeia do Mato Junto à Praia Fluvial de Aldeia do Mato é uma infraestrutura de lazer com vista paisagística para a Albufeira de Castelo do Bode. GPS: 39.54362733018913 / -8.275304418390933 | Parque do Maxial (conhecido por Sobral) Apenas é acessível por estrada florestal. De declive acentuado, com uma pequena ilha, é um local recatado e normalmente pouco frequentado.
GPS: 39.623242N/8.251885W
|